Vim adiar o desafio de 30 dias sem sopa ralinha, infelizmente quer dizer, felizmente!) o tempo tem estado bom e passo grande parte dele fora de casa ou na praia, portanto não como refeições completas, levo umas sandes e fruta e já está. Então o desafio é impossível.
Vou fazê-lo durante o Inverno.
No entanto vou deixar aqui umas dicas para quem quer poupar na alimentação!
- Marca branca: Sempre que possível e quando compensa, comprem marcas brancas, aquelas que nunca apareceram em anúncios! Provavelmente é tão boa como uma grande marca. Ao comprarmos um novo produto que acabou de ser publicitado na Tv estamos a pagar muito mais, não por causa do produto em si mas por causa da publicidade. Além disso quando mais bonitinhas e elaboradas forem as embalagens, também poderá ter alguma influência no preço.
- Promoções: Tentem estar atentas às promoções, vejam sempre os sites da marca e assinem as newsletter. Assim é muito mais fácil estar atento às promoções e por sua vez poupar bastante!
- Cupões ou vales de desconto: Aproveitem os vales que por vezes aparecem em revistas, jornais, ou que as próprias marcas mandam para casa, no entanto tenham atenção. Não comprem nada só porque tem vale, comprem porque precisam mesmo e porque vos compensa.
Nas várias secções do supermercado:
- Fruta:
- Quando comprarem a vossa fruta, para além de trem atenção ao preço, tenham também muita atenção ao que estão a comprar. Por vezes as pessoas colocam a fruta dentro do saco sem verem bem se está em boas condições, e quando a vão abrir para comer, percebem que foi dinheiro mal gasto!
- Comprem fruta com regularidade, em vez de comprarem em grandes condições. Há fruta que se estraga muito facilmente!
Lacticínios:
- Iogurtes, sempre os de marca branca, eu prefiro sinceramente, especialmente quando escolho iogurtes líquidos. Gosto de iogurtes mesmo líquidos e os de algumas marcas são demasiado cremosos. Além disso as marcas brancas costumam ter iogurtes muito bons!
- Leite, o leite tem muito que se diga, há pessoas que só conseguem beber leite de determinada marca, além disso este é um daqueles casos em que o preço do leite de marca branca é quase igual ao de qualquer outra marca maior, portanto aqui já vai depender muito do gosto das pessoas. Eu gosto do leite magro matinal, mas é tão caro... Sempre que NÃO posso, compro de marca branca.
- Queijo, existem tantos tipos de queijo que é complicado dar sugestões! Por norma os queijos são caros, portanto aqui também vai depender dos gostos e de ter ou não paciência para ver o preço de todas as ofertas de queijo disponíveis.
Carne- A carne é um alimento que se pode comprar em grande quantidade e congelar para que dure por mais tempo, por isso aqui devem mesmo aproveitar todo o tipo de promoções! Convém ver se a carne está em bom estado e pedir logo que a cortem e separem por sacos individuais.
Peixe: O peixe convém ser comprado diariamente, quando se sabe que se vai fazer uma refeição de peixe convém que se compre no próprio dia. Penso que comprar peixe para congelar não dá muito bom resultado no sentido de se perder muito o sabor.
Eu noto que há muita gente que vai ás compras e não tem paciência para ver os preços, então por vezes coloca no cesto um artigo que custa 1€ mais que o artigo semelhante que está ao lado! É o caso do meu namorado). Por isso para quem não tem paciência o melhor é fazer compras online, no Jumbo por exemplo. Paga o transporte mas pelo menos se calhar no final consegue poupar bastante e compra com calma :D
São algumas das dicas que provavelmente todas as donas de casa já sabem mas que nem todas colocam em prática porque não têm paciência ou tempo.
Sem comentários:
Enviar um comentário